Home Treinamentos

Apresentação:

Muito tem sido dito nos dias de hoje sobre a necessidade de um melhor gerenciamento de Finanças Pessoais. De fato, o cidadão brasileiro começa a perceber a importância de buscar administrar melhor seus recursos financeiros de forma a possibilitar o alcance de metas, tais como a aquisição de imóveis, veículos, ou até mesmo a tão sonhada aposentadoria tranqüila. Entretanto, percebe-se uma preocupação grande em se tratar de assuntos como possibilidades de investimento sem que antes seja trabalhado o conceito básico e fundamental da área de Finanças Pessoais: a Educação Financeira.

A Educação Financeira deve estar presente no cotidiano das famílias, havendo comprometimento e conhecimento de todos, pois, só assim, objetivos financeiros poderão ser atingidos com maior facilidade. Compartilhar conhecimentos, preocupações e metas com todos, adultos e crianças, pode ser a chave para o sucesso financeiro da família.

E é exatamente neste sentido que se propõe a realização de um Treinamento de Educação Financeira. Conforme poderá ser percebido, serão tratados assuntos diversos, desde a classificação e hierarquização de despesas, passando pelo “como fazer sobrar”, até se chegar às diversas modalidades de investimento (da poupança à tão temida bolsa de valores).

Como benefícios diretos, esperam-se o ganho de conhecimentos que contribuam para uma melhor disciplina e educação financeira do público envolvido. Para a empresa, imagina-se que funcionários financeiramente responsáveis possam proporcionar um nível de produtividade maior, em virtude de maior tranqüilidade em sua vida pessoal. Além de proporcionar uma melhor qualidade de vida do funcionário no trabalho e em sua vida familiar.

Objetivos:

Capacitar os funcionários da empresa para uma melhor gestão diária de suas finanças pessoais;

Prover os participantes de ferramentas que possibilitem maior controle das despesas e receitas, de forma a permitir que haja sobra de recursos;

Mostrar como classificar despesas por hierarquia de necessidade e como se montar um processo de orçamento familiar;

Permitir ao participante conhecer seu perfil como investidor;

Apresentar as principais modalidades de investimentos, bem como suas peculiaridades, vantagens, desvantagens.

 

Público-Alvo

Este treinamento pode ser realizado por qualquer pessoa que busque conhecer ferramentas para melhor gerenciamento de suas finanças pessoais, independente de seu grau de formação. Sendo assim, poderá ser dirigido a todos os funcionários da empresa, desde o “chão de fábrica” até os níveis de gerência ou supervisão.

Programa

O treinamento em Educação Financeira tem o seu programa descrito a seguir:

FASE I – Planejamento financeiro pessoal

Importância da gestão financeira pessoal

Conceito de ativos bons e ativos ruins

A importância do comprometimento de todos

O estabelecimento de objetivos e metas

O planejamento financeiro pessoal passo a passo

 

FASE II – Classificando e enxugando custos

A classificação e hierarquização das despesas

Eliminação de dívidas

Renegociação de dívidas

O efeito dos juros sobre as dívidas

 

FASE III – Investindo para seu futuro

Por que investir?

Conhecendo seu perfil como investidor

Conceito de risco

Calculando retornos

Tipos de investimentos disponíveis no mercado

Como investir em ações – uma introdução

Preparando uma carteira de investimentos de acordo com o perfil do investidor

 

Este treinamento pode ser realizado em sua empresa!

Entre em contato conosco!